Porto Brasil

Grécia 2022

Grécia

“E tudo continua lá – o silêncio de Epidauro, destinado à voz humana, a doçura do ar de Olímpia, a brisa entre as oliveiras, a amplidão infinita do oceano, no alto do cabo Súnion. Os Oráculos se foram, mas todos viram como Delfos mantém intacto o mistério de suas encostas. Estivemos lá e de um jeito ou de outro, vislumbramos essa beleza pacifica da existência que faz as estátuas sorrirem. Chamem do nome que quiserem, mas alguma coisa está lá: um reencontro sereno do corpo com o espírito, uma força vital, essencial, alguma coisa que nos assegura de que uma outra vida – mais próxima do Ser – foi e sempre será possível.”
Claudio Moreno

Para compreender os gregos e sua mitologia, sugere Kazantzakis, você precisa conhecer o ar, o céu, as terras, as rochas e as águas da Grécia. Ali, naquela paisagem outrora frequentada pelos deuses, estão as incontáveis marcas que nosso imaginário nunca deixará apaga: a fite aberta pelos cascos de Pégaso, a planície em que o ri Alfeu perseguia sua amada Aretusa, o solo que Helena de Troia pisava com os pés nus. O roteiro que propomos segue o rumo dessas e de muitas outras marcas, numa verdadeira peregrinação à terra natal de nossa cultura.

Duração:

7 dias

Especialista:

Professor Cláudio Moreno

Saídas:

18 de Setembro, 2022

  • 18/Set – Atenas
  • 19/Set – Atenas / Nafplio
  • 20/Set – Nafplio / Olimpia
  • 21/Set – Olimpia / Delfos
  • 22/Set – Delfos / Atenas
  • 23/Set – Atenas
  • 24/Set – Atenas

Dia 01 | 18 Setembro 2022 – Atenas

Chegada a Atenas por conta dos passageiros, recepção e transfer ao hotel. Restante do dia livre.

Dia 02 | 19 Setembro 2022 – Atenas / Nafplio

Programação – Pela manhã, viagem margeando a costa até o deslumbrante Canal de Corinto. Continuação ao anfiteatro de Epidauro, com sua excepcional acústica, e ao templo de
Esculápio. Ao final, chegada ao porto de Náuplia (Nafplio), uma das cidades mais belas da Grécia, e traslado ao hotel.
Mitos relacionados – Corinto é a pátria do rei Sísifo, o homem que enganou os deuses, e a cidade para onde levaram Édipo, ainda bebê, para ser adotado pelo casal real. Ali também foram acolhidos Medeia e Jasão, no retorno da viagem dos Argonautas. Em Epidauro fica o centro de cura de Esculápio, que se torna o semideus patrono da Medicina. Era numa fonte de Nafplio que Hera se banhava todos os anos, para restaurar a virgindade – e foi exatamente neste porto que Menelau e Helena, voltando de Troia, foram informados dos assassinatos na casa real de Agamênon.

Dia 03 | 20 Setembro 2022 – Nafplio / Olímpia

Programação – Pela manhã, visita às ruínas de Argos e Tirinto (Tyrins), assim como a cidade de Lerna, que possui vários sítios arqueológicos. Uma delas é a estrutura datada da Idade do Bronze, conhecida como a Casa das Telhas. Na sequência, deslocamento para Micenas, para visitar o palácio e a tumba de Agamênon.
Chegada a Olimpia. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados – As muralhas de Tirinto, pátria de Anfitrião, padrasto de Hércules, foram construídas pelos próprios ciclopes. É também em Tirinto que vem se exilar Belerofonte, de onde sairá para capturar o Pégaso e matar a Quimera. Lerna é a região em que Posêidon vai criar três fontes para as Danaides, quando decide tornar a Argólida fértil de novo. É ali, também, em suas regiões pantanosas, que vive a Hidra, o segundo e mais difícil trabalho de Hércules. Nas imediações, fica o local em que Hades desaparece terra a dentro, levando Perséfone para ser sua esposa. Micenas é fundada por Perseu; Euristeu, o algoz de Hércules, será um de seus descendentes. Atreu sucede a Perseu e estabelece a dinastia dos Atridas, que
estará presente em grande parte das tragédias gregas. Aqui Agamênon e Cassandra serão assassinados, ao chegarem de Troia.

Dia 04 | 21 Setembro 2022 – Olímpia / Delfos

Programação – Pela manhã, saída para visitar o museu e o sítio arqueológico de Olímpia, onde fica o santuário mais célebre da antiga Grécia, dedicado ao deus Zeus. Na sequência, viagem para Delfos, passando pela espetacular ponte Rio-Antirio. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados – Pélops, herói que dá seu nome ao “Peloponeso”, conquista a mão de Hipodâmia numa corrida repleta de peripécias. Alfeu, deus do rio, se apaixona pela ninfa Aretusa. Selene, a deusa da Lua, consegue permissão para casar com o pastor Endimíon. Hércules limpa as cavalariças do rei Augias e cria os jogos Olímpicos.

Dia 05 | 22 Setembro 2022 – Daflos / Atenas

Programação – Pela manhã, saída para visitar o museu e à moderna cidade de Delfos, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Visita ao santuário Pan-Helênico, localizado na base do Monte Parnaso, local onde está o mais famoso oráculo da antiga Grécia.
Ao final, retorno a Atenas. Hospedagem.
Mitos relacionados – Apolo mata Píton com suas setas e estabelece Delfos como o centro de seu oráculo. Zeus faz duas aves voarem em sentido oposto até que voltem a se encontrar, o
que ocorre exata- mente em Delfos, o umbigo do mundo. Visitantes famosos: Hércu- les (e o episódio do tripé); Édipo; Creso, o rei mais rico da Ásia. O monte Parnaso e a fonte Castália.

Dia 06 | 23 Setembro 2022 – Atenas

Programação – Visita à Acrópole. O Propileu e o Parthenon. O Areópago. O templo de Hefesto (Hephaisteion). Visita às ruínas do templo de Zeus Olímpico (Olympeion), o templo mais extenso construído na Grécia. Por último, visita ao Museu Nacional da Acrópole, com sua magnífica coleção de objetos de toda a antiguidade grega. À noite vamos ao bairro de Plaka para um jantar tradicional, em uma taverna com música ao vivo e dançarinos.
Mitos relacionados – Atena e Posêidon disputam Atenas: a oliveira sagrada. Palas Atena, a protetora da cidade. O paládio. O Areópago e o julgamento de Orestes (“As Eumênides”, de Ésquilo). Teseu, o lendário herói de Atenas. A luta contra as Amazonas.

Dia 07 | 24 Setembro 2022 – Atenas

Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Atenas para embarque no voo com destino ao país de origem.

Atenas

Nafplio

Olímpia

Delfos

Atenas - Acropolian Spirit

A uma curta caminhada do centro histórico e comercial de Atenas, o novo Acropolian Spirit lhe dá boas-vindas. Na Avenida Syggrou e apenas a 100 metros da Estação de Metro Acrópole, o hotel oferece acomodações com design minimalista contemporâneo exclusivo.

Nafplio - Nafsimedon

A elegância de uma autêntica mansão neoclássica do século XIX reformada para oferecer uma experiência autêntica na primeira capital da Grécia.

Olimpia - Olympion Asty

Localizado a 1km do sítio de Olympia, é um dos mais exclusivos hotéis em Ilia. Oferece uma vista panorâmica do vale do rio Alfeu.

Delfos - Domotel Anemolia

Em uma localização idílica, nos arredores da vila histórica de Arachova, o Domotel Anemolia oferece vistas únicas sobre o Vale de Delfos e a cordilheira de Parnassos.
É considerado a base ideal para explorar o sítio arqueológico de Delfos.

Reservas

logo-light

Entre em contato – vamos começar a construir lindas memórias!