This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Grécia
“E tudo continua lá – o silêncio de Epidauro, destinado à voz humana, a doçura do ar de Olímpia, a brisa entre as oliveiras, a amplidão infinita do oceano, no alto do cabo Súnion. Os Oráculos se foram, mas todos viram como Delfos mantém intacto o mistério de suas encostas. Estivemos lá e de um jeito ou de outro, vislumbramos essa beleza pacifica da existência que faz as estátuas sorrirem. Chamem do nome que quiserem, mas alguma coisa está lá: um reencontro sereno do corpo com o espírito, uma força vital, essencial, alguma coisa que nos assegura de que uma outra vida – mais próxima do Ser – foi e sempre será possível.”
Claudio Moreno
Para compreender os gregos e sua mitologia, sugere Kazantzakis, você precisa conhecer o ar, o céu, as terras, as rochas e as águas da Grécia. Ali, naquela paisagem outrora frequentada pelos deuses, estão as incontáveis marcas que nosso imaginário nunca deixará apaga: a fite aberta pelos cascos de Pégaso, a planície em que o ri Alfeu perseguia sua amada Aretusa, o solo que Helena de Troia pisava com os pés nus. O roteiro que propomos segue o rumo dessas e de muitas outras marcas, numa verdadeira peregrinação à terra natal de nossa cultura.
Duração:
10 dias
Especialista:
Professor Cláudio Moreno
Saída:
10 de fevereiro de 2024
- Sobre
- Roteiro
- Hotéis
- 10/FEV - Chegada a Atenas
- 11/FEV - Atenas
- 12/FEV - Atenas - Náuplio
- 13/FEV - Náuplio - Esparta
- 14/FEV - Esparta - Kalamata
- 15/FEV - Kalamata - Olímpia
- 16/FEV - Olímpia - Delfos
- 17/FEV - Delfos - Atenas
- 18/FEV - Atenas
- 19/FEV - Atenas
Observação: Itinerário sujeito a alterações.
INVESTIMENTO:
EUR 4.730,00 por pessoa em apartamento duplo.
Adicional single: EUR 790,00.
Forma de Pagamento:
Entrada de EUR 2.570,00 e saldo em 9X fixas.
10 de fevereiro: chegada a Atenas
Programação – Chegada ao aeroporto de Atenas. Recepção e assistência no traslado ao hotel. Restante do dia livre para atividades independentes.
11 de fevereiro: Atenas
Programação – Visita à Acrópole. 0 Propileu e o Partenon. 0 Areópago. 0 templo de Hefesto. Visita às ruínas do templo de Zeus Olímpico, o templo mais
extenso construído na Grécia. Por último, visita ao Museu da Acrópole, com sua magnífica coleção de objetos de toda a antiguidade grega. À noite vamos
ao bairro de Plaka para um jantartradicional, em uma taverna com música ao vivo e dançarinos.
Mitos relacionados – Atena e Posêidon disputam a cidade de Atenas: a oliveira sagrada. Palas Atena, a protetora da cidade. 0 paládio. 0 Areópago e
o julgamento de Orestes (“As Eumênides”, de Esquilo). Teseu, o lendário herói de Atenas.
12 de fevereiro: Atenas - Náuplio
Programação – Pela manhã, viagem margeando a costa até o deslumbrante Canal de Corinto e visita à antiga cidade de Corinto e a cidade de Nemeia, incluindo o seu estádio. Continuação ao anfiteatro de Epidauro, com sua excepcional acústica, e ao templo de Esculápio.
Ao final, chegada ao porto de Náuplio, uma das cidades mais belas da Grécia, e traslado ao hotel com jantar.
Mitos relacionados – Corinto é a pátria do rei Sísifo, o homem que enganou os deuses, e a cidade para onde levaram Édipo, ainda bebê, para ser adotado pelo casal real. Ali também foram acolhidos Medeia e Jasão, no retorno da viagem dos Argonautas. Em Epidauro fica o centro de cura de Esculápio, que se torna o semideus patrono da Medicina. Em Nemeia, visitada também por Emília, Pedrinho e Narizinho, Hércules mata o temível leão, cuja pele fará parte para sempre de sua indumentária. Era numa fonte de Nafplio que Hera se banhava todos os
anos, para restaurar a virgindade – e foi exatamente neste porto que
Menelau e Helena, voltando de Troia, foram informados dos assassinatos na casa real de Agamênon.
13 de fevereiro: Náuplio - Esparta
Programação – Pela manhã, visita às ruínas de Argos e Tirinto. Na sequência, deslocamento para Micenas, para visitar o palácio e a tumba de Agamênon, que atraiu vários visitantes famosos, entre eles Dom Pedro II. Chegada a Esparta. Alojamento ejantar no hotel.
Mitos relacionados – As muralhas de Tirinto, pátria de Anfitrião, padrasto de Hércules, foram construídas pelos próprios ciclopes. É também em Tirinto que vem se exilar Belerofonte, de onde sairá para capturar o Pégaso e matar a Quimera. Lerna é a região em que Posêidon vai criar três fontes para as Danaides, quando decide tornar a Argólida fértil de novo. É ali, também, em suas regiões pantanosas, que vive a Hidra, o segundo e mais difícil trabalho de Hércules. Micenas é fundada por Perseu; Euristeu, o algoz de Hércules, será um de seus descendentes. Atreu sucede a Perseu e estabelece a dinastia dos Atridas, que estará presente em grande parte das tragédias gregas. Aqui Agamênon e Cassandra serão assassinados, ao
chegarem de Troia.
14 de fevereiro: Esparta - Kalamata
Programação – Pela manhã, saída para conhecer a cidade de Esparta e subir ao Menelaion, de onde se descortina a região do rio Eurotas. Depois do almoço, visita a Gíteon, pitoresca cidade portuária no Golfo da Lacônia, onde Páris embarcou no navio que levaria Helena para Troia. No final da tarde, viagem com destino a Kalamata. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados -Toda esta região é dominada pela figura de Helena de Troia; aqui pisaremos o mesmo solo que ela pisou. A região é banhada pelo rio Eurotas, em cujas margens Zeus, na forma de um cisne, fecundou Leda, a rainha de Esparta; dessa relação vão nascer Helena, Clitemnestra, Cástor e Pólux. Aqui Helena foi raptada por Teseu, e aqui, depois de
resgatada pelos irmãos, ela vai ser o objeto de disputa de dezenas de guerreiros ilustres, que pedem sua mão ao rei Tíndaro. Casando-se com Menelau, torna-se a rainha de Esparta – e é nessa condição que ela e Páris vão se ver pela primeira vez. Ao fugirem para Troia, é na ilha Cranae (conhecida como “a ilha da bela Helena”), em Gíteon, que eles terão sua primeira noite de amor.
15 de fevereiro: Kalamata - Olímpia
Programação – Pela manhã, saída para conhecer Kalamata, na Baía de Messênia, diante dos imponentes Montes Taígetos. Visita ao Palácio de Nestor, um conjunto residencial do lendário rei de Pylos. Ao final da tarde, viagem com destino a Olímpia. Chegada e traslado ao hotel selecionado para hospedagem. Jantar incluído no hotel.
Mitos relacionados – Kalamata (antiga Pherae) é uma das sete cidades que Agamênon ofereceu a Aquiles para voltar a lutar contra os troianos. Pylos é a pátria de Nestor, um dos personagens de destaque na Ilíada. 0 velho guerreiro homérico é o mais sábio de todos, por ter recebido de Apolo o privilégio de viver por três gerações. Na Odisseia, Telêmaco, filho de Ulisses, vem a Pylos para pedir a Nestor notícias de seu pai. Pylos também é a terra de Melampo, o adivinho que podia se comunicar com os animais.
16 de fevereiro: Olímpia - Delfos
Programação – Pela manhã, saída para visitar o museu e o sítio arqueológico de Olímpia, onde fica o santuário mais célebre da antiga Grécia, dedicado a Zeus. Na sequência, viagem para Delfos, passando pela espetacular ponte Rio-Antirio. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados – Pélops, herói que dá seu nome ao Peloponeso, conquista a mão de Hipodâmia numa corrida repleta de peripécias. Alfeu, deus do rio, se apaixona pela ninfa Aretusa. Selene, a deusa da Lua, consegue permissão para casar com o pastor Endimíon. Hércules limpa as cavalariças do rei Augias e cria os jogos Olímpicos.
17 de fevereiro: Delfos - Atenas
Programação – Pela manhã, saída para visitar o museu e a moderna cidade de Delfos, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Visita ao santuário Pan-Helênico, localizado na base do Monte Parnaso, local onde está o mais famoso oráculo da antiga Grécia. Ao final, retorno a Atenas. Hospedagem.
Mitos relacionados – Apolo mata Píton com suas setas e estabelece Delfos como o centro de seu oráculo. 0 monte Parnaso e a fonte Castália. Zeus faz duas aves voarem em sentido oposto até que voltem a se encontrar, o que ocorre exatamente em Delfos, o umbigo do mundo. Visitantes famosos: Hércules (e o episódio do tripé); Édipo; Creso, o rei mais rico da Ásia e três componentes do grupo do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Emília, Pedrinho e o Visconde.
18 de fevereiro: Atenas
Programação – Pela manhã, saída para visitar o Museu Nacional de Arqueologia e depois saída para visita ao templo de Posêidon, no cabo Súnion. Retorno ao hotel. Tarde livre para atividades independentes. À noite jantar de despedida na colina de Lycabetus em restaurante local.
Mitos relacionados – Minos e os jovens atenienses. Teseu enfrenta e mata o Minotauro. 0 paradoxo do navio de Teseu. 0 cabo Súnion, onde Egeu aguarda a volta de Teseu: a vela
branca e a vela preta.
19 de fevereiro: Atenas
Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Atenas para embarque no voo com destino ao país de origem.
Atenas
Nafplio
Olímpia
Delfos
Esparta
Kalamata