Hospedagem nos hotéis previstos ou similares,
em apartamentos duplos, com café da manhã;02 jantares especiais em Atenas (de boas-vindas e de despedida);
04 jantares no percurso (Nafplion, Esparta, Olímpia e Delfos);
Guia local falando português;
Transporte em veículo privado conforme o roteiro;
Demais visitas conforme o programa;
Acompanhamento do professor Cláudio Moreno.
Grécia
“E tudo continua lá – o silêncio de Epidauro, destinado à voz humana, a doçura do ar de Olímpia, a brisa entre as oliveiras, a amplidão infinita do oceano, no alto do cabo Súnion. Os Oráculos se foram, mas todos viram como Delfos mantém intacto o mistério de suas encostas. Estivemos lá e de um jeito ou de outro, vislumbramos essa beleza pacifica da existência que faz as estátuas sorrirem. Chamem do nome que quiserem, mas alguma coisa está lá: um reencontro sereno do corpo com o espírito, uma força vital, essencial, alguma coisa que nos assegura de que uma outra vida – mais próxima do Ser – foi e sempre será possível.”
Claudio Moreno
Para compreender os gregos e sua mitologia, sugere Kazantzakis, você precisa conhecer o ar, o céu, as terras, as rochas e as águas da Grécia. Ali, naquela paisagem outrora frequentada pelos deuses, estão as incontáveis marcas que nosso imaginário nunca deixará apaga: a fite aberta pelos cascos de Pégaso, a planície em que o ri Alfeu perseguia sua amada Aretusa, o solo que Helena de Troia pisava com os pés nus. O roteiro que propomos segue o rumo dessas e de muitas outras marcas, numa verdadeira peregrinação à terra natal de nossa cultura.
Duração:
10 dias
Especialista:
Professor Cláudio Moreno
Saída:
09 de fevereiro de 2026
- Sobre
- Roteiro
- Hotéis
- 09/FEV – Chegada a Atenas
- 10/FEV – Atenas
- 11/FEV – Atenas – Náuplio
- 12/FEV – Náuplio – Esparta
- 13/FEV – Esparta – Olímpia
- 14/FEV – Olímpia – Delfos
- 15/FEV – Delfos – Atenas
- 16/FEV – Atenas
- 17/FEV – Retorno
Observação: Itinerário sujeito a alterações.
INVESTIMENTO:
EUR 4.550,00 por pessoa em apartamento duplo.
Adicional single: EUR 985,00.
Forma de Pagamento:
Entrada de EUR 2.579,00 e saldo em 9X fixas em reais, sem juros no cartão.
Observação:
Aéreo Brasil / Grécia / Brasil não incluso.
O que está incluído:
09 de fevereiro: chegada a Atenas
Programação – Chegada ao aeroporto de Atenas. Recepção e assistência no traslado ao hotel. Restante do dia livre para atividades independentes.
10 de fevereiro: Atenas
Programação – Visita à Acrópole. 0 Propileu e o Partenon. 0 Areópago. 0 templo de Hefesto. Visita às ruínas do templo de Zeus Olímpico, o templo mais extenso construído na Grécia. Por último, visita ao Museu da Acrópole, com sua magnífica coleção de objetos de toda a antiguidade grega. À noite vamos ao bairro de Plaka para um jantar tradicional, em uma taverna com música ao vivo e dançarinos.
Mitos relacionados – Poseidon intriga Atena com Hefesto. A divina Éris: Palas Atena e Poseidon disputam a cidade; a fonte e a oliveira sagrada. Palas Atena se torna a padroeira da cidade. O paládio. O Areópago e o julgamento de Orestes (“As Eumènides, de Ésquilo). Teseu, o lendário herói de Atenas.
11 de fevereiro: Atenas - Náuplio
Programação – Pela manhã, viagem margeando a costa até o deslumbrante Canal de Corinto e visita à antiga cidade de Corinto e a cidade de Nemeia, incluindo o seu estádio. Continuação ao anfiteatro de Epidauro, com sua excepcional acústica, e ao templo de Esculápio.
Ao final, chegada ao porto de Náuplio, uma das cidades mais belas da Grécia, e traslado ao hotel com jantar.
Mitos relacionados – Corinto é a pátria do rei Sísifo, o homem que enganou os deuses, e a cidade para onde levaram Édipo, ainda bebê, para ser adotado pelo casal real. Ali também foram acolhidos Medeia e Jasão, no retorno da viagem dos Argonautas. Em Epidauro fica o centro de cura de Esculápio, que se torna o semideus patrono da Medicina. Em Nemeia, visitada também por Emília, Pedrinho e Narizinho, Hércules mata o temível leão, cuja pele fará parte para sempre de sua indumentária. Era numa fonte de Nafplio que Hera se banhava todos os anos, para restaurar a virgindade – e foi exatamente neste porto que Menelau e Helena, voltando de Troia, foram informados dos assassinatos na casa real de Agamênon.
12 de fevereiro: Náuplio - Esparta
Programação – Pela manhã, visita às ruínas de Tirinto. Na sequência, deslocamento para Micenas, para visitar o palácio e a tumba de Agamênon. Chegada a Esparta. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados – As muralhas de Tirinto, pátria de Anfitrião, padrasto de Hércules, foram construídas pelos próprios ciclopes. É também em Tirinto que vem se exilar Belerofonte, de onde sairá para capturar o Pégaso e matar a Quimera. Em Micenas, a maldição dos Atridas. O assassinato de Argamênon. A vingança e o julgamento de Orestes. A “Orestíada” de Ésquilo.
13 de fevereiro: Esparta - Olímpia
Programação – Pela manhã, saída para conhecer a cidade de Esparta e subir ao Meneláion, de onde se descortina a região do rio Eurotas. À tarde, viagem com destino a Olímpia. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados – Toda esta região é dominada pela figura de Helena de Troia; aqui pisaremos o mesmo solo que ela pisou. A região é banhada pelo rio Eurotas, em cujas margens Zeus, na forma de um cisne, fecundou Leda, a rainha de Esparta; dessa relação vão nascer Helena, Clitemnestra, Cástor e Pólux. Aqui Helena foi raptada por Teseu, e aqui, depois de resgatada pelos irmãos, ela vai ser o objeto de disputa de dezenas de guerreiros ilustres, que pedem sua mão ao rei Tíndaro. Casando-se com Menelau, torna-se a rainha de Esparta – e é nessa condição que ela e Páris vão se ver pela primeira vez.
14 de fevereiro: Olímpia - Delfos
Programação – Pela manhã, saída para visitar o museu e o sítio arqueológico de Olímpia, onde fica o santuário mais célebre da antiga Grécia, dedicado a Zeus. Na sequência, viagem para Delfos, passando pela espetacular ponte Rio-Antirio. Alojamento e jantar no hotel.
Mitos relacionados – Pélops, herói que dá seu nome ao Peloponeso, conquista a mão de Hipodâmia numa corrida repleta de peripécias. Alfeu, deus do rio, se apaixona pela ninfa Aretusa. Selene, a deusa da Lua, consegue permissão para casar com o pastor Endimíon. Hércules limpa as cavalariças do rei Augias e cria os jogos Olímpicos.
15 de fevereiro: Delfos - Atenas
Programação – Pela manhã, saída para visitar o museu e a moderna cidade de Delfos, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Visita ao santuário Pan-Helênico, localizado na base do Monte Parnaso, local onde está o mais famoso oráculo da antiga Grécia. Ao final, retorno a Atenas. Hospedagem.
Mitos relacionados – Apolo mata Píton com suas setas e estabelece Delfos como o centro de seu oráculo. 0 monte Parnaso e a fonte Castália. Zeus faz duas aves voarem em sentido oposto até que voltem a se encontrar, o que ocorre exatamente em Delfos, o umbigo do mundo. Visitantes famosos: Hércules; Édipo; Creso, o rei mais rico da Ásia e três componentes do grupo do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
16 de fevereiro: Atenas
Programação – Pela manhã, saída para visitar o Museu Nacional de Arqueologia e depois saída para visita ao templo de Posêidon, no cabo Súnion. Retorno ao hotel. Tarde livre para atividades independentes. À noite jantar de despedida na colina de Lycabetus em restaurante local.
Mitos relacionados – Minos e os jovens atenienses. Teseu enfrenta e mata o Minotauro. 0 paradoxo do navio de Teseu. 0 cabo Súnion, onde Egeu aguarda a volta de Teseu: a vela branca e a vela preta.
17 de fevereiro: Atenas
Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Atenas para embarque no voo com destino ao país de origem.
Atenas
Nafplio
Olímpia
Delfos
Esparta