Porto Brasil

Viagem Musical pelo Danúbio

Viagem Musical

O termo “música clássica” por si só cria uma série de expectativas, sejam elas a trilha sonora de um baile aristocrático, ou de um soiree romântico. A realidade é que quando falamos de música erudita, estamos falando de uma tradição de centenas de anos, desde o período medieval até os dias de hoje.

Da mesma maneira, os principais personagens dessa narrativa, os compositores, são extremamente distintos e possuem influências igualmente diversas.

No nosso roteiro, pretendemos apresentar uma introdução a alguns dos principais nomes dessa história, conhecendo um pouco do velho e do novo, e atravessando as diversas estéticas que marcaram a tradição musical da Europa.

 

Wolfgang Amadeus Mozart

Se tivermos que escolher apenas uma figura da música clássica como “o menino prodígio”, ela sem dúvida seria Mozart. Sua vida é marcada por excêntricas anedotas e melodias imortais que são cantaroladas até os dias de hoje. Em Viena, estaremos na cidade que marcou o período final de sua vida e algumas das suas mais enigmáticas obras.

Johann Sebastian Bach

Quando falamos de música clássica, normalmente nos referimos a uma indiscutível tríade de compositores que marcaram a música para sempre. Com Mozart de um lado e Beethoven do outro, Bach segue sendo a principal referência de maestria técnica que o Velho Continente já viu.

Arnold Schoenberg

No início do século XX a música clássica sofre a maior ruptura da sua história: o fim do romantismo e o início do modernismo. Entre o grupo dos compositores denominados “A Segunda Escola de Viena” está Arnold Schoenberg, o líder dessa revolução. Através desse personagem, vamos descobrir mais sobre esse rico período de transição estética e como as grandes guerras influenciaram a música clássica.

Franz Liszt

Entre os grandes compositores, muitos eram proficientes em seus instrumentos primários, porém poucos atingiram a virtuosidade de Franz Liszt. Além de redefinir o vocabulário musical do piano e contribuir para criação de novos gêneros musicais, o “fenômeno Franz Liszt” pode ser considerado o mais próximo que a música clássica teve de uma Beatlemania.

Bela Bartók

Diferente dos demais personagens em nossa lista, a paixão de Bela Bartók não era a composição, mas sim a etnomusicologia, na qual ele e o parceiro Zoltán Kodály são considerados pioneiros. Como resultado, a sua vida e suas composições foram marcadas pelas interações com a música popular da Hungria. Desse modo, Bartók foi um dos principais nomes a divergirem da estética moderna iniciada por Schoenberg.

QUEM ACOMPANHA:

João Vítor Costa Dias

João Vitor é um compositor e arranjador formado em uma das principais universidades de música do cenário artístico contemporâneo: a Berklee College of Music em Boston.

Durante os cinco anos do bacharelado, João teve como foco em composição clássica e composição para audiovisual. Especialmente devido esses dois interesses, ele descobriu uma paixão especial pela história da música, um estudo que o trouxe mais próximo de entender a função narrativa da música erudita.

Com a mentoria de Dennis Leclaire (M.A., New York University) e Andrew List (D.M.A., Boston University), João foi exposto ao vasto repertório clássico europeu, desde a música medieval até as estéticas modernas do século XX.

Atualmente, João mora em Valência, na Espanha, onde está cursando o seu mestrado em composição para filmes, séries de televisão e jogos. Além das colaborações com alguns dos principais músicos da orquestra do Palau de Les Arts, João também gravou uma série de composições com a Budapest Art Orchestra.

Duração:

08 dias

Especialista:

João Vítor Costa Dias

Saída:

12 de julho de 2024

  • 12/JUL – Munich / Regensburg
  • 13/JUL – Regensburg
  • 14/JUL – Passau / Engelhartszell
  • 15/JUL – Durnstein / Krems
  • 16/JUL – Vienna
  • 17/JUL – Bratislva
  • 18/JUL – Budapest
  • 19/JUL – Budapest

Observação: Itinerário sujeito a alterações.

INVESTIMENTO:
US$ 4.767,00 por pessoa em cabine dupla. Consulte SUITE!
Cabine: Categoria A com varanda panorâmica.

O que está incluído:

  • 07 noites de acomodação;
  • Café da manhã, almoço tipo buffet, chá da tarde e jantar;
  • Vinhos tinto e branco, cerveja da casa e refrigerantes durante os almoços e jantares;
  • Estação 24 horas de chás e cafés;
  • Wi-Fi a bordo;
  • Garrafas de água na cabine;
  • Excursões diárias em terra;
  • Gorjetas;
  • Conteúdo Musical especialmente elaborado por João Vítor Costa Dias;
  • Acompanhamento Técnico da PORTO BRASIL (Ana Claudia Costa).

12 de JULHO | Munich / Regensburg

Transfer privativo com destino a Regensburg para embarque no Emerald Destiny.

13 de JULHO | Regensburg

Bem-vindo a Regensburg, uma das cidades medievais mais bem preservadas da
Alemanha. Desfrute de uma visita guiada à cidade, visitando o complexo da antiga prefeitura e a Porta Praetoria, um antigo edifício de pedra que pode ser datado de 179dC.

14 de JULHO | Passau / Engelhartszell

O cruzeiro de hoje o levará ao coração de Passau, onde três dos principais rios da Europa convergem nas sombras do castelo. Sua visita guiada a esta ilustre cidade revelará como ela foi reconstruída após incêndios no século XVII. Arquitetos italianos deixaram sua marca com uma arquitetura barroca, incluindo a Catedral de Santo Estêvão. Divirta-se explorando a cidade antes de retornar ao navio para o almoço e uma tarde de navegação ao longo do rio Danúbio.

15 de JULHO | Dürnstein / Krems

Cruzeiro pela fascinante Vale Wachau e seus vinhedos. Depois seguiremos até Dürnstein, embarcando em uma caminhada guiada até o Castelo Dürnstein.

16 de JULHO | Vienna

Bem-vindo a Viena! A “Cidade dos Sonhos” foi o lar do pai da psicanálise, Sigmund Freud.
Hoje, você pode explorar a capital com um passeio ao longo da magnífica Ringstrasse e um outro passeio a pé por outros cantos da cidade. Mergulhe nas opulentas fachadas da Ópera Estatal de Viena e da Câmara Municipal, antes de admirar o telhado de azulejos multicoloridos da Catedral de Santo Estêvão.

17 de JULHO | Bratislava

Desfrute de um passeio a pé guiado pelo bairro histórico maravilhosamente restaurado, aventurando-se pelas ruas sinuosas de paralelepípedos e passando por uma série de destaques arquitetônicos, incluindo o neo-renascentista Teatro Nacional Eslovaco e a catedral gótica de St. Martin.
Alternativamente, caminhe até o Castelo de Bratislava e descubra como ele foi destruído pelas tropas de Napoleão durante o século XIX.

18 de JULHO | Budapest

Uma cidade conhecida pela sua encantadora arquitetura neo-gótica, monumentos históricos e culturais, caprichosamente cuidados em cada esquina.
Budapest, classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, oferece muitos links para o passado, incluindo as ruínas da cidade romana de Aquincum.
Desfrute de um passeio de ônibus guiado, começando na Citadella que fica no topo da colina Gellért, com vista para o Danúbio.
Relaxe enquanto a Andrássy Avenue exibe as fachadas decorativas das casas neo-renascentistas e viaja até a Praça dos Heróis para ver os sete chefes dos magiares.

19 de JULHO | Budapest

Após o café da manhã é hora de dizer adeus aos seus companheiros de viagem e desembarcar do navio.

Munich

Regensburg

Passau

Engelhartszell

Dürnstein

Krems

Vienna

Bratislava

Budapest

Reservas


logo-light

Entre em contato – vamos começar a construir lindas memórias!